Com quanto tempo você vai ficar fluente?

Atualizado: Mar 20


Essa é uma pergunta que ouvimos com frequência, mas esta não é uma resposta simples.

Primeiramente, o tempo para ficar fluente depende do método, mas também depende do aluno, e não estamos falando isso pra nos livrar da pergunta.

Quando falamos que depende do aluno, há muitos fatores envolvidos no processo de aprendizagem, são eles:


1 - Dedicação:


  • O aluno estuda só na hora da aula?

  • O aluno faz o para casa?

  • O aluno segue uma rotina fora do horário da aula?

  • O aluno gosta de inglês ou se sente obrigado a aprender?

  • O aluno assiste filmes? E se assiste, eles são dublados ou legendados?

  • O aluno ouve músicas em inglês?

  • O aluno joga games em inglês?

  • O aluno fica o dia inteiro fazendo tudo em inglês?

  • O aluno tem tempo para dedicar?

  • O aluno faz aula todos os dias? Ou faz uma vez por semana?

  • O aluno começa a fazer aula, desiste,recomeça, desiste de novo, recomeça?

A verdade é que não existem pessoas iguais, a dedicação nem sempre depende do querer do aluno, mas do poder!

Muitos têm tantas tarefas além do inglês que não sobra muito tempo para dedicar.

Quando for esse o caso, ir devagar é melhor do que não ir.


2- Habilidades cognitivas:


Cada pessoa tem o seu ritmo e, consequentemente, o seu tempo, tem gente que aprende mais rápido, e tem gente que aprende mais devagar, é o caso dos bebês, têm bebês que começam a falar com 9 meses e outros com dois anos. Aprender rápido ou devagar não se trata de ser inteligente ou burro. Somos diferentes biologicamente e nossos cérebros são únicos.


Não podemos comparar alunos, já que cada um tem seu tempo. É complicado uma escola prometer que vai ficar fluente em seis meses, um ano, dois anos, pois está generalizando. É preciso respeitar a individualidade. Por exemplo, se seu amigo ficou fluente em 6 meses, você precisa entender que esse é o caso do seu amigo, e você não é ele, você é você. Seria muito fácil nós prometermos que os alunos vão ficar fluentes em poucos meses e vender nosso peixe, porém preferimos falar a verdade e ajudar nossos alunos a ficar realmente fluentes, até porquê professor não vê o futuro, na nossa capacidade vamos fazer todo o possível para ajudar esse aluno.


3 - Fatores externos


Depende muito de muita coisa, muitas vezes o aluno é esforçado e gosta de inglês, mas há fatores que não dependem do aluno propriamente dito, depende do ambiente em que vive, dos acontecimentos ao redor da pessoa, depende até do emocional, pode acontecer algo na vida pessoal do aluno que o desestabilize, trazendo um delay na aprendizagem.


Estimativa


Agora que entendemos que cada pessoa tem seu tempo, e não estamos falando isso para enrolar as pessoas, estamos falando a verdade.

É impossivel ficar fluente com um dia, uma semana ou um mês.

Mas nós já presenciamos um caso em que o nosso aluno era totalmente iniciante e espantosamente conseguiu ficar fluente em 4 meses, esse foi o menor tempo, e o maior tempo que presenciamos, foi fluência em 3 anos.


Quando acompanhamos um aluno de perto é mais fácil falar como ele está desenvolvendo, temos uma base para falar olha eu acredito que, se vc continuar nesse ritmo, vc vai estar fluente em tanto tempo. Mas isso porque conhecemos o aluno. Não podemos falar isso antes de conhecer o aluno, preferimos ver a como ele responde às estratégias pedagógicas, para dar uma estimativa do tempo que esse aluno vai levar.


O máximo que podemos é falar uma média de tempo que é em torno de 1 ano e meio, mas considere essa média com muito carinho, pode ser que você fique fluente antes, pode ser que fique fluente depois, é uma estimativa de todas as pessoas com quem nós já nos deparamos no âmbito da aprendizagem da língua inglesa, pois nós lecionamos há muito tempo.

Levando isso tudo em consideração você tem que começar a estudar para sabermos como vai ser e, você mesmo vai se conhecendo e se auto avaliando!

É muito importante que você não se compare com o outros, você é uma pessoa única, com qualidades únicas, que tem o sonho de aprender inglês e está correndo atrás! Isso é Admirável!


Podemos te ajudar a chegar à fluência :

  • Temos aulas online de inglês ao vivo, em grupo ou individuais. Para saber mais, clique no botão do whatsapp ou vá em Contato.


  • Também temos um curso online para você estudar sozinho e aprender inglês e espanhol ao mesmo tempo, Aqui está o link para o curso https://bit.ly/2P3G4zF



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo